sábado, 21 de abril de 2018

Vulpes vulpes

Há cerca de um ano comecei a recorrer à armadilhagem fotográfica para registar espécies menos tolerantes ao Homem. Esta técnica permitia obter registos da nossa fauna selvagem ao mesmo tempo que não exige o tempo necessário em abrigo para a obtenção das fotografias. O registo da raposa levou a vários momentos de frustração pois, ainda que abundante, a raposa é bastante desconfiada. Percorri muitos quilómetros, pesquisei em muitos locais, encontrei bastantes exemplares mas a colaboração esteve sempre em causa...
Agora, finalmente, provavelmente devido à tenra idade eis que surge o primeiro indivíduo colaborante!
A questão é que não foi só a raposa que apareceu. A proximidade da espécie ao espaço urbano fez com que a armadilha tivesse sido detetada por uma outra determinada espécie, à qual eu pertenço. Esta última, infelizmente, oferece muito pouca confiança.
No entanto, tiro o chapéu ao exemplar que encontrou a armadilha fotográfica! Não é que não só posou para a fotografia  como... não roubou o material! Talvez tenha sido este o aspeto mais raro desta missão fotográfica à raposa!!!

Atualização: Entretanto vão surgindo os primeiros resultados dignos de publicação... alegria!

1 comentário:

  1. Olá Bruno

    fico contente por ver que vais atualizando o blog e agora com uma nova ferramenta, a câmara de filmar, que também resulta muito bem, a ver por este pequeno filme da raposa.
    Abraço.
    Paulo Barros (Qual deles?)

    ResponderEliminar